Notícias

Pesquisa mostra como games podem auxiliar no aprendizado de estudantes da área da saúde

O jogo, aplicado a estudantes de Enfermagem, apontou uma melhora no conhecimento sobre o câncer do colo do útero

Pesquisa da Ufes, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), comprovou que games podem colaborar para o aprendizado dos estudantes na sala de aula. A pesquisa foi realizada durante a pandemia, por isso, as aulas estavam sendo realizadas online.

Além da redação do ENEM: pesquisa revela como as mulheres são invisibilizadas por meio da desigualdade de gênero

O estudo realizado na Ufes revelou como pensam os autores de violência doméstica e como a desigualdade de gênero é fator determinante para o aumento de casos de agressão contra mulheres

A pesquisa utilizou de entrevistas com 20 homens autores de violência, encaminhados ao serviço da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Devido à pandemia, as entrevistas foram realizadas por ligação telefônica.

O OSM-ES no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Aconteceu entre os dias 30 de outubro a 03 de novembro, em Recife/PE, o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, organizado pela Abrasco. O tema geral do Congresso se dedicou à ideia da Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e (re)construção crítica.

O Observatório-ES esteve representado no GT Comunicação & Saúde e foram apresentados quatro trabalhos que fazem parte das nossas linhas de pesquisa: Epidemias na Mídia e Desastres na Mídia. Os títulos dos trabalhos foram:

Pesquisa da UFES aponta falta de informação sobre aleitamento materno e alimentação saudável entre gestantes capixabas

Realizado durante a pandemia, o estudo revelou um cenário de carência de informações sobre o pré-natal, de acordo com gestantes de 45 municípios capixabas

O estudo mostrou que, das 368 gestantes entrevistadas (das quais 118 já estavam no terceiro trimestre), 63,6% não receberam quaisquer orientações sobre a amamentação durante o pré-natal.

Não foram feitas perguntas em relação ao Sistema Único de Saúde, portanto não houve distinção entre o serviço de acompanhamento pré-natal público e particular durante a coleta dos dados.

O Observatório de Saúde na Mídia (OSM-ES) na Jornada de Iniciação Científica

No dia 18 de outubro aconteceu a XXXIII Jornada de Iniciação Científica no campus de Goiabeiras para os estudantes que participaram de estudos que envolvem as Ciências da Saúde.

Os estudantes Patrick Lóss da Silva e Sara Ohnesorge foram orientados pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e coordenador do Observatório, Edson Theodoro dos Santos Neto.

Na Jornada, os discentes preparam pôsteres e apresentam os resultados da sua experiência científica na Universidade, como forma de encerramento do ciclo.

Pesquisa da Ufes sobre enfrentamento da tuberculose entre migrantes internacionais e refugiados no Brasil recebe menção honrosa no prêmio Capes de Tese 2023

A pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), identificou os fatores associados à tuberculose - infecção transmissível que afeta prioritariamente os pulmões - entre os migrantes internacionais residentes em quatro capitais brasileiras.

Projeto em andamento da Video Saúde Coletiva – ES gera interlocução entre escola e Universidade

O Projeto visa contribuir com a construção de ações e conhecimentos em Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, a partir da análise crítica de material audiovisual, estimulando assim a inovação e a disseminação do conhecimento científico, de outros saberes e de cultura, com a participação de docentes e discentes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino superior.

Pesquisa aponta dados sobre o elevado índice de violência contra pessoas com deficiência no estado do Espírito Santo

Dos casos notificados de violência dentro do próprio grupo de pessoas com deficiência no estado, 65,3% é em relação a violência interpessoal quando comparado com a violência autoprovocada, sendo que contra crianças e idosos o número de casos foi maior. Em relação ao total geral, ou seja, comparando com grupos que não eram pessoas com deficiência, a prevalência foi de 4,5%.

Espírito Santo recebe projeto internacional de controle da hemorragia materna pós-parto

O Estado do Espirito Santo passa a compor uma rede mundial de treinamento dos profissionais de saúde para controle da hemorragia materna pós-parto, sendo o primeiro estado brasileiro a integrar o projeto multicêncentrico coordenado pela Dra. Grethe Heitmann, do Hospital de Ostfold,na Noruega.

A médica anestesista-obstetra Grethe Heitmann está em visita ao Espírito Santo para treinar profissionais que assitem ao parto em seu projeto internacional: “External Aortic Compression (Exac)”.

Curso online e gratuito em Comunicação e Saúde

A Ufes está disponibilizando um curso online de Comunicação em tempos de emergências em saúde: estratégias para os territórios, em seu site - mooc.ufes.br.

Se você se interessa em entender mais sobre Comunicação e Saúde e como essa área pode impactar e melhorar na saúde das populações, inscreva-se!

O conteúdo é vasto e abrange conceitos e assuntos importantes para o campo da Comunicação e Saúde, como o que são desastres, ética na comunicação em saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), o audiovisual na saúde.