Notícias

Estudo mostra redução dos recursos financeiros para a atenção básica no município de Vitória

Os recursos federais direcionados para a atenção básica foram reduzidos em 43,47% ao ano entre 2009 e 2019

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo analisou em um período de 10 anos o investimento municipal na área da atenção básica à saúde. A atenção básica caracteriza-se por ser a “porta de entrada” dos usuários no SUS.

Pesquisa da UFES aponta causas e riscos da Anemia Gestacional

Associações Importantes entre anemia na gravidez, fatores socioeconômicos e estilo de vida

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo analisou os dados de 990 gestantes na Região Metropolitana da Grande Vitória. A pesquisa é referente a anemia durante a gravidez, sendo que, segundo a OMS, no mundo 4 a cada 10 grávidas possuem anemia, enquanto no Brasil, esse índice é de 3 a cada 10. A anemia é uma condição em que há baixa hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma substância responsável pelo transporte de oxigênio para os órgãos. O tratamento consiste em duas fases, a nutricional e a medicamentosa, fornecendo desta forma os nutrientes necessários para a gestante e o feto em crescimento.

Pesquisa revela o medo e a insegurança que mulheres enfrentam dentro de casa

Realizado por pesquisadora da Ufes, o estudo analisou os fatores relacionados à violência por parceiro íntimo e o estresse causado nas mulheres que são vítimas

A Violência por Parceiro Íntimo (VPI) é um dos tipos de abuso que mais afeta a população feminina atualmente. Para entender melhor esse contexto, uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (PPGSC) entrevistou 1.086 mulheres, residentes do município de Vitória, Espírito Santo, durante o ano de 2022. Dessas, 519 afirmaram ter sofrido VPI ao longo da vida. A tese revelou que, desse grupo, 44,4% tinham idades entre 18 e 29 anos e 42,2% eram pardas. Além disso, 44,7% das vítimas eram casadas e 53,2% não possuíam trabalho remunerado.

Pesquisa revela desigualdade no acesso aos serviços públicos de saúde

O acesso a serviços públicos de saúde é um dos grandes problemas enfrentados pela população brasileira desde a criação do SUS, em 1988

Pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (PPGSC) entrevistou 1.107 mulheres com dezoito anos ou mais, residentes do município de Vitória (ES), de janeiro a maio de 2022, para entender como elas são afetadas por essa dificuldade. Foram consideradas as influências dos contextos raciais, econômicos e escolares.

Entenda relação da dengue com crise climática

Aquecimento global, urbanização, grande volume de chuvas e enchentes colaboram com o aumento da doença

Uma pesquisa feita na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2013 já  mostrava como a dengue se comporta em diferentes condições do ambiente e como a crise climática contribui para a infestação do mosquito transmissor da doença. O aquecimento global e o aumento de enchentes também influenciam no aumento de casos.

Pesquisa revela que idosos com propósito de vida apresentam melhor qualidade do envelhecimento

A pesquisa é pioneira na análise do propósito de vida e o envelhecimento de idosos da zona rural

Uma pesquisa da Ufes, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, comprovou que o baixo nível de escolaridade não interfere no propósito de vida e nem no envelhecimento de idosos da zona rural do Amazonas. A pesquisa foi feita por meio de um questionário nas casas dos idosos, no período de julho de 2019 a março de 2020.

Pesquisa revela os fatores que levam idosos de Vitória à adquirir características do transtorno de ansiedade generalizada

Qualidade de vida abaixo da média e pouca prática de atividades de lazer tem 6,5 chances a mais de levar idosos à ansiedade

Realizada durante a pandemia da COVID-19 a tese de doutorado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Identifica a relação entre fatores associados à ansiedade, qualidade de vida e práticas de lazer na população idosa de Vitória.

Pesquisa mostra como games podem auxiliar no aprendizado de estudantes da área da saúde

O jogo, aplicado a estudantes de Enfermagem, apontou uma melhora no conhecimento sobre o câncer do colo do útero

Pesquisa da Ufes, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), comprovou que games podem colaborar para o aprendizado dos estudantes na sala de aula. A pesquisa foi realizada durante a pandemia, por isso, as aulas estavam sendo realizadas online.

Além da redação do ENEM: pesquisa revela como as mulheres são invisibilizadas por meio da desigualdade de gênero

O estudo realizado na Ufes revelou como pensam os autores de violência doméstica e como a desigualdade de gênero é fator determinante para o aumento de casos de agressão contra mulheres

A pesquisa utilizou de entrevistas com 20 homens autores de violência, encaminhados ao serviço da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Devido à pandemia, as entrevistas foram realizadas por ligação telefônica.

O OSM-ES no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Aconteceu entre os dias 30 de outubro a 03 de novembro, em Recife/PE, o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, organizado pela Abrasco. O tema geral do Congresso se dedicou à ideia da Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e (re)construção crítica.