Oficina VideoSaúde
A Oficina VideoSaúde Regional Ufes/ES – da ideia ao argumento, estruturada como um curso de atualização, proporciona aos participantes a vivência prática de técnicas de gravação utilizando câmera de vídeo e celular, a análise e leitura de filmes, e o contato com parte da história do cinema. Conta-se também com palestras, debates, aulas conceituais apresentadas por professores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, da comunicação e saúde e da cultura.
A Oficina VideoSaúde Regional Ufes/ES – da ideia ao argumento é uma das iniciativas presentes no plano de trabalho do Programa de Extensão – Proext - Mec SESu - 2016: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSC/Ufes, além de integrar o Acordo de Cooperação celebrado entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A Oficina, com 20 (vinte) horas de duração, proporciona aos participantes a vivência prática de técnicas de gravação utilizando câmera de vídeo e celular, a análise e leitura de filmes, e o contato com parte da história do cinema. Conta-se também com palestras, debates, aulas conceituais apresentadas por professores, pesquisadores e profissionais do audiovisual, da comunicação e saúde e da cultura.
Conceitualmente, a proposta da Oficina está referenciada nos pressupostos que balizam a Comunicação e Saúde e os processos comunicativos, onde a interlocução se constitui como elemento fundamental, ou seja, a existência e participação do outro tem caráter efetivo e, assim, “afasta-se do modelo de comunicação linear, que apenas transmite informação de um polo emissor, detentor de todos os saberes, para um campo receptor, o público, que nada sabe, neutro, em branco” (Carvalho; Santos, 2011).
Tendo como principal objetivo contribuir com a descoberta e a compreensão da lógica de construção de um “documento audiovisual”, por meio de uma prática pedagógica ancorada no intercâmbio de conhecimentos, a Oficina, para além de ser uma possibilidade de capacitação técnica e artística e motivadora de talentos, incorpora a contribuição da VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES ao processo de democratização das comunicações e das possibilidades de produção e acesso aos espaços de interlocução e visibilidade nas áreas da comunicação e da cultura. Também reafirma seu compromisso com a luta para que a Saúde, a Educação, a Comunicação e a Cultura sejam, efetivamente, políticas públicas compreendidas e exercidas como direitos fundamentais de cidadania e como valores intrínsecos de constituição de uma sociedade mais justa e democrática.
No Espírito Santo, a Oficina teve sua primeira edição em novembro de 2016, em Vitória. E em 2017, os campi de São Mateus e Alegre foram contemplados com a Oficina.