Análise mostra relação insignificante entre aumento de casos de COVID-19 e cobertura midiática no Espírito Santo

repórter segurando microfone usando máscara da covid

Estudo aponta que o aumento de casos de COVID-19 no Espírito Santo não foi critério de noticiabilidade para os veículos capixabas

Pesquisa realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) investiga a relação entre a quantidade de matérias veiculadas a respeito da pandemia de COVID-19 e o aumento do número de casos da doença no Espírito Santo, nos anos de 2020 a 2021. O estudo mostra que a cobertura da mídia frequentemente não refletiu a gravidade da situação conforme indicado pelos dados oficiais.

A divulgação epidemiológica foi realizada diariamente pela Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo por meio do painel COVID-19, atualizado até o ano de 2023. A análise sugere que, mesmo com a disponibilidade de informações detalhadas e divulgadas de forma oficial, com acesso público e gratuito, o tema “casos novos de COVID-19” não foi considerado como critério de noticiabilidade pelos jornalistas no contexto da pandemia no território.

O pico do número de matérias, registrado no primeiro semestre de 2020, causou a percepção de que a quantidade delas acompanharia o aumento do número de casos, cujas notificações apresentaram três momentos de maior volume, sendo o maior destes no ano de 2021. No entanto, assim que o tema perdeu o ineditismo e a característica de novidade, o fluxo de matérias diminuiu, muito embora a contaminação no Espírito Santo ainda fosse notificada de forma crescente diariamente. Assim, é possível observar certos sinais de cansaço da mídia com relação ao tema, ora tido como extraordinário, e que num cenário mais atual passava a dividir o espaço com outros temas.

 

Estudo realizado por: Paulo Vinicius Cordeiro Novais

Detalhes da pesquisa: Saúde Coletiva

Imagem: Agência Brasil

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105