Seja bem-vindo

Pesquisa realiza revisão bibliográfica acerca dos óbitos por tuberculose

Ferramentas de análise são predominantes onde a doença ainda é um fator alarmante

Análise ecológica - isto é, um tipo de estudo epidemiológico que compara grupos de pessoas, em vez de indivíduos - buscou identificar, entre 2018 e 2014, os métodos utilizados para análise de casos de tuberculose. Esses estudos têm sido essenciais para a diminuição de novos casos e óbitos, contribuindo para sua prevenção.

Bullying, abuso sexual e divórcio parental acarretam excesso de peso na adolescencia, revela estudo

Realizado pela Ufes, a pesquisa evidencia que a ausência de um estilo de vida saudável e as experiências adversas estão relacionadas com o aumento de peso

Atualmente, um número crescente de adolescentes está consumindo alimentos ultraprocessados e reduzindo a ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados. E fatores externos, como o bullying – caracterizado por agressões repetidas e intencionais, por meio de violência física, verbal, psicológica ou virtual, visando causar sofrimento e humilhação – têm contribuído para o aumento desses alimentos entre essa população. Como resultado, há um crescimento no ganho excessivo de peso entre essa população.

Análise mostra relação insignificante entre aumento de casos de COVID-19 e cobertura midiática no Espírito Santo

Estudo aponta que o aumento de casos de COVID-19 no Espírito Santo não foi critério de noticiabilidade para os veículos capixabas

Pesquisa realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) investiga a relação entre a quantidade de matérias veiculadas a respeito da pandemia de COVID-19 e o aumento do número de casos da doença no Espírito Santo, nos anos de 2020 a 2021. O estudo mostra que a cobertura da mídia frequentemente não refletiu a gravidade da situação conforme indicado pelos dados oficiais.

Letramento em saúde é essencial para o gerenciamento de dor crônica no SUS

Pesquisa realizada no município de Anchieta (ES) destacou avanços e desafios no tratamento de pacientes com dor crônica na atenção primária

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) revelou que o nível de letramento em saúde (LS) - que se refere a percepção e conhecimento de saúde em geral - dos pacientes com dor crônica pode influenciar diretamente a efetividade de programas de educação em dor na rede pública. 

Seminário em formato de roda de conversa marca lançamento do livro em Comunicação e Saúde no PPGSC

Nesta última terça-feira (04), no campus de Maruípe da UFES no auditório do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), ocorreu uma roda de conversa para o lançamento do livro “Somos todos atingidos: comunicação em tempos de emergência em saúde pública”. O evento contou com a presença dos convidados: o Prof. Carlos Eduardo Siqueira (UMASS/Boston), Paola Primo (Proex/UFES), Michele Nacif Antunes, pesquisadora em Comunicação e Saúde, Rayanne Rocha, do Coletivo Muca e o Prof. Adauto Emmerich (PPGSC/UFES), que atuou como coordenador da roda.

Reunião de Planejamento estratégico do PPGSC traça caminhos para o quadriênio 2021-2024

Na última sexta-feira, dia 10, aconteceu no auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) uma reunião de docentes para estabelecer rumos e perspectivas em relação às demandas do Programa, professores e estudantes. 

O Programa de Extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura foi representado na reunião e apresentou o trabalho realizado para os professores, a partir de três frentes:

(1) O Observatório de Saúde na Mídia (OSM-ES) que visa produção, propagação científica e visibilidade técnica para as produções do PPGSC;

Pesquisadores do OSM-ES lançam livro em Comunicação e Saúde

Na sexta, dia 16, aconteceu o lançamento coletivo de livros da Editora Edufes, na Galeria de Arte, em Goiabeiras.

O livro intitulado "Somos todos atingidos: comunicação em tempos de emergência em saúde pública" foi organizado pelo Professor Adauto Emmerich Oliveira e as pesquisadoras Michele Nacif e Paola Primo do Programa de Extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura.

O Observatório de Saúde na Mídia regional-ES participa de evento da Intercom

Nos dias 7 e 8 de dezembro aconteceu a Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (PENSACOM), evento da Intercom, em São Paulo.

O Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Saúde (C&S) contou com a coordenação do Prof. Igor Sacramento, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105