Pesquisadores do OSM-ES lançam livro em Comunicação e Saúde

Na sexta, dia 16, aconteceu o lançamento coletivo de livros da Editora Edufes, na Galeria de Arte, em Goiabeiras.

O livro intitulado "Somos todos atingidos: comunicação em tempos de emergência em saúde pública" foi organizado pelo Professor Adauto Emmerich Oliveira e as pesquisadoras Michele Nacif e Paola Primo do Programa de Extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura.

O livro conta, também, com a participação, na contracapa, de Janine Cardoso, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (ICICT) e na terceira capa de Inesita Araújo, também do ICICT, Fiocruz. As pesquisadoras em Comunicação e Saúde dão seus depoimentos sobre o que esperar do livro.

É uma produção que reúne uma rica interlocução entre os temas Comunicação, Saúde e Democracia. Trazendo reflexões sobre emergências recentes, como os desastres ambientais em Mariana e Brumadinho, a epidemia do zika vírus e a pandemia da covid-19.

Os organizadores tiveram como objetivo agregar e dar visibilidade a diversas vozes - em testemunhos, relatos e análises - de educadores, comunicólogos, lideranças de movimentos populares, sanitaristas, geógrafos e museólogos.

Somos todos atingidos por doenças e desastres, por isso, foi preciso essa união de vozes e discussões para se compartilhar a importância da luta frente a essas ameaças à saúde pública e para que o país se fortaleça a partir dessa diversidade de saberes em prol da democracia.