Vunerabilidade de mulheres negras em situação de rua durente o período pandêmico

pessoa negra em situação de rua deitada no chão, rosto não aparece na imagem.

O estudo analisa e discute a relação entre o aumento de mulheres negras em situação de rua e as ações do governo

Estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) trata sobre a vulnerabilidade enfrentada por mulheres negras em situação de rua durante a pandemia da COVID-19 no Município de Vitória, Espírito Santo. Relações familiares complicadas, falta de apoio social e experiências traumáticas são destacados como principais motivos que levam as pessoas às ruas. Além da falta de acesso a oportunidades econômicas e educacionais, o racismo estrutural e a violência de gênero também contribuem para a migração dessas mulheres para as ruas.

É essencial reconhecer que a situação de rua nem sempre é uma escolha, mas, muitas vezes, uma consequência de sistemas sociais e econômicos. Todas as mulheres entrevistadas na pesquisa se vincularam às ruas e destacaram a falta de estrutura familiar como motivo principal. A partir da vivência nas ruas se faz necessária uma grande adaptação dessas mulheres diante as adversidades inimagináveis, diariamente com condições insalubres que agravam suas condições de saúde.

A pandemia da COVID-19, afetou no aumento do número de pessoas em situação de rua, evidenciando a vulnerabilidade econômica e social dessas mulheres. Junto a impactos psicossociais negativos, como o aumento do vício em drogas e a sensação de desamparo, destaca-se a necessidade de abordagens sensíveis à saúde mental e ao bem-estar dessas mulheres. Tal cenário reforça a necessidade de ações em saúde coletiva desenvolvidas com base nos determinantes sociais que compõem as diferenças dessas mulheres em situação de rua. 

Com isso, foi enfatizado a falta de assistência governamental direcionada, em que as mulheres reconhecem e destacam a necessidade de recursos, abrigos e oportunidades de educação e emprego como auxílio na melhora de condição de vida e saúde.
 

Estudo realizado por: Josiany Martins Ferreira Fernandes

Detalhes da pesquisa: Saúde Coletiva

Imagem: FreePik

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105