Todo cuidado do mundo

Todo Cuidado do Mundo

Lançado documentário sobre mães de filhos com Síndrome Congênita do Zika Vírus.

O vídeo, dirigido por Úrsula Dart e Hugo Reis, aborda a vida de quatro mulheres - Sabrina, Glaucilene, Alessandra e Josileide - cujo os filhos foram diagnosticados com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. 

Segundo Sérgio Brito, coordenador da VideoSaúde Regional ES, o documentário é a primeira produção da Regional da VideoSaúde no Espírito Santo e é um dos resultados do Acordo de Cooperação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES e do Instituto de Informação e Comunicação em Saúde (Icict) da Fiocruz. "O documentário resulta de parcerias e de muito empenho e dedicação de todas as equipes envolvidas", afirma.

O roteiro do filme tomou como base a pesquisa realizada por Michele Nacif, da UFES, para o seu doutorado, na qual enfocava o zika vírus e comunicação, que serviu como argumento para o roteiro na I Oficina da VideoSaúde/ES: da Ideia ao Argumento, em 2016. No ano seguinte, a VideoSaúde Regional UFES conseguiu viabilizar parte do orçamento para o documentário, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Proext/MEC SESU 2016/2017: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura. A realização contou com a VideoSaúde Distribuidora e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), ambos da Fiocruz, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e o Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva (Laprosc), os dois da Universidade Federal do Espítiro Santo (UFES).

Pré-estreia e repercussão
A pré-estreia do documentário aconteceu durante o II Secacs - Seminário Capixaba de Comunicação & Saúde, realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2018, causando comoção na plateia: "as pessoas comentavam o quanto o vídeo era especial na forma de abordar o mundo e o dia a dia das Mulheres-Mães e suas crianças, acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus", ressalta Sérgio Brito. A repercussão obtida levou a Comissão de Saúde e Saneamento, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a promover a exibição do vídeo e uma audiência pública (transmitida ao vivo pela TV Assembleia) para discutir os impactos da epidemia de zika vírus no estado, que contou com a presença de Glaucilene Farias, uma das personagens do filme, além das pesquisadoras Michele Nacif e Paula Freitas, do coordenador do PPGSC, Adauto Emmerich, e de Sérgio Brito. 

Outras exibições
"Todo cuidado do mundo" ainda terá lançamento oficial, na UFES, e também na cidade de Cariacica (ES), onde vivem duas personagens do documentário. Além disso, devem ocorrer exibições em outros estados. Ele também poderá ser visto diretamente no canal da VideoSaúde Distribuidora no youtube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=v3QnLD8judI&t=5s

por Graça Portela, Icict/Fiocruz

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105