SigDesastre presente na Sesa

Dando encaminhamento as atividades do projeto SIGDESASTRE, equipe participa de reuniões na Secretaria de Saúde do ES.
No primeiro encontro, que aconteceu na quinta (18), o Secretário de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, conheceu o projeto de monitoramento de informação sobre desastres na internet (SIGDESASTRE), bem como os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa sobre Comunicação e Saúde, coordenado pelo prof. Adauto Emmerich, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes).
Durante o encontro, o secretário destacou o potencial de integração das ações do grupo de pesquisa com a Secretaria de Saúde, principalmente, no âmbito do recém-criado Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – ICEPi. O Instituto tem a proposta de criar ferramentas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir na formação de recursos humanos em saúde. “E o SigDesastre poderá ser incorporado ao Instituto, colaborando com a comunicação da saúde no Estado”, complementou o secretário.
Como desdobramento da primeira reunião, a equipe da Ufes teve a oportunidade de apresentar o projeto para a assessoria do ICEPi, representada por Juliana Bruno, que indicou representantes da Sesa para integrar a equipe do projeto e acompanhar o desenvolvimento do sistema de monitoramento. O próximo passo será a realização de uma oficina de construção coletiva, quando os membros da equipe poderão dialogar e participar ativamente das etapas da produção do SIGDESASTRE.
A iniciativa está relacionada à tragédia-crime ocorrida na bacia do Rio Doce, com o rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em MG e que se estendeu por todo o rio, chegando ao Espírito Santo, gerando grandes impactos econômicos e sociais para toda a região. “A população atingida ainda sofre com as consequências do desastre e a dispersão das informações os impedem, muitas vezes, de saber sobre aspectos como uso da água, doenças, modos de produção, entre outros”, destacou Emmerich.
O projeto, contemplado no edital de Programas para o SUS (PPSUS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) em 2018, é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade de Coimbra e a Universidade de Massachusetts. O projeto é desenvolvido também no âmbito do convênio de cooperação técnica entre o PPGSC e o Instituto de Comunicação, Informação e Saúde Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/ Fiocruz).
Participaram dos encontros, Paola Primo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Adauto Emmerich, Nésio Fernandes, Mariela Pitanga, servidora da Secretaria de Saúde e também mestranda do PPGSC e o diretor do hospital Bezerra de Farias, Neio Lúcio Fraga Pereira (Na foto da direita para a esquerda).
por Paola Primo e Michele Nacif, 24/04/2019