Projeto em andamento da Video Saúde Coletiva – ES gera interlocução entre escola e Universidade

O Projeto visa contribuir com a construção de ações e conhecimentos em Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, a partir da análise crítica de material audiovisual, estimulando assim a inovação e a disseminação do conhecimento científico, de outros saberes e de cultura, com a participação de docentes e discentes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino superior.

O levantamento do significado do termo saúde se dá nos encontros a partir dos referenciais encontrados dentro do acervo de vídeos do projeto de Videosaúde coletiva Regional- ES, e da compreensão individual das alunas. Apoiado nisso está se desenvolvendo um material, inicialmente audiovisual, com temas em saúde coletiva escolhidos pelas alunas.

Foi explicado que durante a duração do projeto serão apresentadas várias formas de produção de conteúdo e que, ao final, a partir do tema escolhido por elas, deverá ser elaborado e apresentado um trabalho final para os colegas.Todos os encontros são conduzidos prioritariamente pela bolsista graduanda em Terapia Ocupacional, Maysa Gomes, sob a orientação da coordenadora. Maysa falou um pouco sobre essa troca que o Projeto está proporcionando:

A experiência de poder trocar conhecimento e história com as alunas tem sido muito enriquecedor. É interessante saber como essas adolescentes entendem o universo que as cercam e como compreendem as questões de saúde que permeiam suas vivências, além de ter a função de ouvi-las e auxilia-las a dar voz as inquietações  que tem surgidos nos nossos encontros.

Assim, se fomenta a promoção de Comunicação e Saúde no espaço escolar, além de incentivar às alunas participantes a trazerem suas expectativas e conhecimentos sobre saúde. O Projeto é em parceria entre a Ufes e uma Escola Municipal em São Pedro, Vitória, com cinco estudantes do Ensino Fundamental.