Pesquisa revela que idosos com propósito de vida apresentam melhor qualidade do envelhecimento

casal de idosos de costas para câmera sentados em um banco, em um parque.

A pesquisa é pioneira na análise do propósito de vida e o envelhecimento de idosos da zona rural

Uma pesquisa da Ufes, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, comprovou que o baixo nível de escolaridade não interfere no propósito de vida e nem no envelhecimento de idosos da zona rural do Amazonas. A pesquisa foi feita por meio de um questionário nas casas dos idosos, no período de julho de 2019 a março de 2020.

O propósito de vida (PV) foi associado com os aspectos cognitivos e funcionais em 215 idosos, sendo 55% constituído por mulheres. O questionário visou entender desde como é o estilo de vida até como estão as faculdades mentais, por meio de perguntas como “que dia é hoje?” , “qual estado civil”. Além das perguntas, foram realizados testes de equilíbrio, força e marcha.

Os dados do censo do IBGE, realizado no ano de 2022, apontam que a população idosa no Brasil é composta predominantemente por mulheres, corroborando a pesquisa. Identificou-se que a maioria dos idosos moradores da zona rural do Amazonas é composta por mulheres, e possuem faixa etária de 60 a 69 anos.

Constatou-se que trabalhar mesmo estando aposentado, contribui para a melhora do raciocínio e do PV em até seis vezes. Ademais, verificou-se que a baixa escolaridade, alterações cognitivas e desafios funcionais não atrapalham na forma que esses idosos rurais veem e encaram a vida.

Ficou claro que a maioria dos idosos possui boa capacidade intelectual, mesmo sofrendo de outros problemas de saúde, são ativos e funcionais. Isso contribui ativamente para terem um PV, e por consequência, gera-se uma proteção para a cognição e a funcionalidade.

A tese pontua que os investimentos e as políticas de saúde só serão eficientes se conhecerem a forma e o modo com que a população envelhece no meio rural. Além disso, se faz necessário mais estudos voltados para a população idosa rural, devido a pluralidade que é envelhecer nesse contexto, pois assim se torna mais fácil a elaboração e a aplicação das políticas públicas.

Estudo realizado por: HÉRCULES LÁZARO MORAIS CAMPOS

Orientadora: ELIZABETE REGINA ARAUJO DE OLIVEIRA

Detalhes da pesquisa: Saúde Coletiva (ufes.br)