Pesquisa mostra como games podem auxiliar no aprendizado de estudantes da área da saúde

O jogo, aplicado a estudantes de Enfermagem, apontou uma melhora no conhecimento sobre o câncer do colo do útero

Pesquisa da Ufes, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), comprovou que games podem colaborar para o aprendizado dos estudantes na sala de aula. A pesquisa foi realizada durante a pandemia, por isso, as aulas estavam sendo realizadas online.

Utilizando um jogo, foi avaliado o aprendizado sobre câncer do colo do útero no curso de Enfermagem na faculdade particular Multivix, em Vitória. O jogo foi criado pelo estudante de Doutorado da Ufes,responsável por essa pesquisa.

A pesquisa foi realizada com 90 alunos do 6° período do curso de Enfermagem. O jogo permite colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos estudantes durante o curso.

O jogo, criado na plataforma digital wordwall, foi testado por meio de uma organização em grupos de estudantes. Cada grupo tinha a missão de criar e cuidar de um avatar que era acometido pelo câncer do colo de útero e solucionar desafios propostos, como: colocar em prática o exame de Papanicolau.

O estudo pontua que essa forma de aprendizado colaborou para aplicar o conhecimento. Isso foi comprovado a partir de testes com os estudantes, que responderam perguntas antes e depois do estudo finalizado. Além dos testes, os estudantes responderam a um questionário, com perguntas abertas,sobre como o jogo contribuiu para o aprendizado.

O estudo constatou que o aprendizado com o jogo contribui para a formação de profissionais de forma mais ampliada, humanizada e de qualidade para o atendimento com as mulheres.

A aplicação de um jogo pode ser mais uma ferramenta que estimula os estudantes a aprender, podendo fazer parte de um planejamento de ações para serem utilizadas com o objetivo de fortalecer as Políticas de Educação Permanente sobre o câncer do colo do útero.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima- se que no triênio de 2023 a 2025, os cânceres que mais afetarão as mulheres são: Cânceres de pele não melanoma (com 118 mil casos), Mama (com 74 mil), Cólon e reto (com 24 mil) e Colo do útero (com 17 mil). Por isso a importância de profissionais que estejam capacitados para promover um atendimento integral e humanizado a essas mulheres.

Estudo realizado por: MAYCON CARVALHO DOS SANTOS
                  Orientadora: CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO