Pesquisa da UFES revela eficácia de abordagem no combate ao alcoolismo ofertada gratuitamente

homem com a cabeça apoiada na mesa com diversas garrafas vazias em volta

O Estudo faz parte do projeto “Atenção a usuários de álcool, tabaco e outras drogas num Hospital Universitário: tecendo a rede do cuidar”

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (PPGSC) comprovou a efetividade da Consulta de Enfermagem Motivacional (CEM) no tratamento de pacientes alcoolistas. A CEM é uma integração entre a Enfermagem e a Entrevista Motivacional. Ela promove um estilo de comunicação colaborativo, para fortalecer a motivação pessoal, por meio do estabelecimento de vínculo, objetivo, razões e planejamento para reduzir ou abster do consumo de bebidas alcoólicas.

Em 2023, foram realizadas 390 CEM com usuários do Programa de Atenção ao Alcoolista do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (PAA-Hucam-Ufes). Dessas, 190 foram monitoradas pelo estudo, formando um banco de dados composto por respostas relacionadas ao padrão de consumo, nível de dependência, sinais e sintomas de ansiedade, depressão e estresse, prontidão para mudança e percepção de mudança.

Esses usuários relataram o consumo de bebidas alcoólicas nos trinta dias anteriores à consulta. Era a primeira vez de todos eles participando do PAA-Hucam-Ufes. Em cerca de noventa dias, todos os usuários analisados passaram por cinco Consultas de Enfermagem Motivacional.

As mudanças de comportamento dos usuários da CEM foram avaliadas em três momentos diferentes: antes do início da intervenção, no dia da terceira CEM e após a quinta CEM. Os usuários  que participaram do estudo, durante os três momentos de avaliação, preencheram um questionário com perguntas de diversos temas: desde assuntos socioeconômicos e demográficos, até questões voltadas para transtornos como ansiedade, depressão e estresse.

Para os usuários que iniciaram o acompanhamento, tirar o pensamento de beber da cabeça era muitas vezes (20,63%) ou sempre difícil (15,8%) e trazia consequências na sua rotina do dia a dia, como deixar de comer (52,38%) e planejar seu dia em função da bebida (50,0%).

A pesquisa descobriu que a aplicação dos métodos da CEM foi bastante positiva para a mudança de comportamento no consumo de bebidas alcoólicas entre alcoolistas. O consumo pesado de bebidas alcoólicas e o padrão dos dias de consumo foram reduzidos. Além disso, os sintomas de depressão e estresse também diminuíram.

Diante desses resultados, o estudo concluiu que a Consulta de Enfermagem Motivacional foi bastante efetiva na mudança dos comportamentos dos usuários. É importante destacar que se trata de uma abordagem de baixo custo e uma possibilidade para o tratamento de dependência de álcool, devendo ser amplamente divulgada entre a população. A CEM é uma alternativa que está disponível de maneira gratuita a todos que procurarem o PAA-Hucam-Ufes, no Campus de Maruípe da Ufes, e conta com o apoio do Projeto de Boas Práticas em Saúde Mental do Governo do Estado do Espírito Santo para sua execução.

 

Estudo realizado por: Lucas Queiroz Subrinho

Detalhes da pesquisa: Saúde Coletiva

Imagem: FreePik

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105