Pesquisa da UFES aponta causas e riscos da Anemia Gestacional

Pessoa grávida sentada com as mãos na barriga.

Associações Importantes entre anemia na gravidez, fatores socioeconômicos e estilo de vida

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo analisou os dados de 990 gestantes na Região Metropolitana da Grande Vitória. A pesquisa é referente a anemia durante a gravidez, sendo que, segundo a OMS, no mundo 4 a cada 10 grávidas possuem anemia, enquanto no Brasil, esse índice é de 3 a cada 10. A anemia é uma condição em que há baixa hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma substância responsável pelo transporte de oxigênio para os órgãos. O tratamento consiste em duas fases, a nutricional e a medicamentosa, fornecendo desta forma os nutrientes necessários para a gestante e o feto em crescimento.

O resultado do estudo destaca que a presença desta condição durante a gestação está associada a uma série de complicações, incluindo maior índice de mortalidade materna, maior risco de prematuridade e baixo peso ao nascer, além de um maior risco de anemia nos primeiros meses de vida do recém-nascido.

Uma das principais descobertas foi a associação entre tabagismo durante a gestação e o desenvolvimento da anemia. Grávidas que relataram ser fumantes apresentaram uma maior chance de desenvolver anemia em comparação com não fumantes, destacando a importância de programas de conscientização e apoio para cessação do tabagismo durante a gravidez. Outro ponto relevante foi a relação com a baixa escolaridade. Gestantes com menor nível de escolaridade apresentaram uma maior prevalência de anemia, ressaltando a carência de intervenções e acesso a cuidados de saúde adequados para essa população.

Esses achados destacam a importância de abordagens preventivas para aliviar seus impactos na saúde materna e infantil, evidenciando a necessidade de políticas de saúde pública mais abrangentes e direcionadas. Há necessidade de estratégias de conscientização e apoio para as gestantes com direcionamento para a realização de atendimentos pré-natais que acompanham o desenvolvimento do feto e reduzem os riscos gestacionais.

Estudo realizado por: ELDA DAMETAS

Orientador: EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO

Detalhes da pesquisa: Saúde Coletiva (ufes.br)