O OSM-ES no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

Aconteceu entre os dias 30 de outubro a 03 de novembro, em Recife/PE, o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, organizado pela Abrasco. O tema geral do Congresso se dedicou à ideia da Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e (re)construção crítica.

O Observatório-ES esteve representado no GT Comunicação & Saúde e foram apresentados quatro trabalhos que fazem parte das nossas linhas de pesquisa: Epidemias na Mídia e Desastres na Mídia. Os títulos dos trabalhos foram:

• Os news promoters em uma nova realidade midiática: os impactos informacionais na Saúde Coletiva.
• Ações de comunicação em territórios de periferia durante a pandemia de COVID-19: a atuação dos coletivos capixabas.
• Descolonização da Comunicação em tempos de desastres: promovendo o acesso à informação e a participação cidadã em comunidades atingidas por desastres.
• Comunicação em tempos de emergências em saúde: uma abordagem para a Comunicação a partir do território de atuação.

Foram apresentados também os resultados de uma pesquisa multicêntrica chamada: “Pandemia e Contextos Criativos: cartografia de tecnologias e arranjos de informação e comunicação de populações negligenciadas para enfrentamento da Covid-19”.

O estudo é coordenado por Inesita Soares de Araújo, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi realizado em cinco estados: Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba. A equipe do Espírito Santo está vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mais especificamente ao nosso OSM-ES.

Além da apresentação de trabalhos, o Congresso possibilitou o primeiro Encontro do Fórum de Comunicação e Saúde cujo objetivo foi traçar estratégias para dar concretude as propostas aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde e, consequentemente, avançar em uma política de Comunicação para o SUS.