O Observatório de Saúde na Mídia (OSM-ES) na Jornada de Iniciação Científica

No dia 18 de outubro aconteceu a XXXIII Jornada de Iniciação Científica no campus de Goiabeiras para os estudantes que participaram de estudos que envolvem as Ciências da Saúde.

Os estudantes Patrick Lóss da Silva e Sara Ohnesorge foram orientados pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e coordenador do Observatório, Edson Theodoro dos Santos Neto.

Na Jornada, os discentes preparam pôsteres e apresentam os resultados da sua experiência científica na Universidade, como forma de encerramento do ciclo.

Participando do Observatório, os dois estudantes de Jornalismo, tiveram a oportunidade de conhecer o campo de conhecimento da Comunicação e Saúde (C&S) através da nossa pesquisa: “Observatório de Saúde na Mídia no Combate à COVID-19” dentro da linha de estudo "Epidemias em Saúde".

Assim, foi desenvolvido o processo de iniciação científica dos graduandos que aprenderam sobre uma ferramenta tecnológica em C&S, o SigCovid-19, e sua utilidade em monitorar jornais no que diz respeito às matérias sobre covid-19.

No cenário infopandêmico atual, uma inciativa estratégica é o monitoramento da informação divulgada para a população. Foi exercitado com os estudantes o lado crítico e reflexivo em paralelo à utilização da tecnologia na pesquisa.