Monitoramento de informação sobre desastres é foco de projeto

SIGDESASTRE

Com o objetivo de compartilhar experiências, equipe do PPGSC/Ufes participa de encontro de trabalho com pesquisadores das Universidades de Coimbra e Lisboa.

No encontro, a equipe discutiu as perspectivas e o andamento do projeto SIGDESASTRE, que tem como proposta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de informação sobre desastres na internet. A iniciativa está relacionada à tragédia-crime ocorrida na bacia do Rio Doce em Novembro de 2015, com o rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em Minas Gerais e que se estendeu por todo o rio, chegando ao Espírito Santo, gerando grandes impactos econômicos e sociais para toda a região.

A reunião aconteceu durante o I Encontro de Formação de Equipe do Projeto Redes de Cidadania, organizado pela Universidade de Vila Velha, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Estavam presentes, Adauto Emmerich, coordenador do projeto e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes), José Manuel Mendes, investigador e docente do Observatório de Risco do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, José Luiz Zêzere,  investigador e docente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, Michele Nacif, Paola Primo e Mariela Pitanga, respectivamente, pós-doutoranda, doutoranda e mestranda do PPGSC.

Durante a reunião, foi apresentado um balanço das atividades e realizado o planejamento das próximas ações. Dentre as atividades previstas para o segundo semestre de 2019, está o lançamento do protótipo do sistema de monitoramento, incorporação de metodologias de georeferenciamento e big data.

O SIGDESASTRE é desenvolvido no âmbito do edital FAPES/CNPq/Decit-SCTIE-MS/SESA Nº 03/2018 – PPSUS, do convênio de Cooperação entre o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufes. O projeto conta também com a participação do professor Carlos Eduardo Siqueira, da Universidade de Massachusetts, UMass, Boston. Além da participação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio de docente e alunos do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Foto: Acervo Pessoal, (Da esquerda para a direita: mestranda Mariela Pitanga, Prof. Dr. José Manuel Mendes, Prof. Dr. Adauto Emmerich, doutoranda Paola Primo, Prof. Dr. José Luiz Zêzere, pós-doutoranda Michele Nacif).

por Michele Nacif, 21/02/2019