Espírito Santo recebe projeto internacional de controle da hemorragia materna pós-parto

O Estado do Espirito Santo passa a compor uma rede mundial de treinamento dos profissionais de saúde para controle da hemorragia materna pós-parto, sendo o primeiro estado brasileiro a integrar o projeto multicêncentrico coordenado pela Dra. Grethe Heitmann, do Hospital de Ostfold,na Noruega.

A médica anestesista-obstetra Grethe Heitmann está em visita ao Espírito Santo para treinar profissionais que assitem ao parto em seu projeto internacional: “External Aortic Compression (Exac)”.

O projeto visa treinar profissionais da saúde por equipamento simulado de compressão externa da aorta em situações obstétricas e não obstétricas. O projeto nasceu do questionamento da médica em relação a como podemos reduzir os casos de hemorragia pós-parto? Sendo assim, seria possivel reduzir a mortalidade materna no mundo pela sua principal causa: a hemorragia.

A médica trabalha para tentar reduzir esse grande problema em escala global, mas que afeta principalmente países mais pobres, como no continente africano: o óbito de mulheres no pós-parto.

Para essa missão, Grethe vem desenvolvendo uma técnica já implementada e estabelecida no hospital onde ela trabalha na Noruega e objetiva fazer vários treinamentos com profissionais de saúde, ao redor do mundo, na utilização de um equipamento específico para a compressão externa da aorta. A Dra. Grethe Heitmann ressaltou:

"É um trabalho árduo, de grande escala, que cria ramificações por meio de parcerias e que pode salvar muitas vidas caso o uso da técnica seja acrescida com maior efetividade nos hospitais".

Aqui no Brasil essa técnica ainda é pouco conhecida,  sendo uma prática inovadora que pode ser um diferencial importante, se implementada nos hospitais. A médica escolheu o Espírito Santo como porta de entrada no país,  visto que a universidade norueguesa já possui acordo de cooperação internacional com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Em julho de 2022, por exemplo, a médica esteve na Ufes e fez uma exposição prática no Hospital Universitário (HUCAM) para divulgação do projeto. Neste ano, a parceria continua. Grethe chegou dia seis de junho e ficará no estado até 16 de junho, uma rápida estadia, mas que terá um cronograma cheio.

O professor Edson Theodoro dos Santos Neto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Ufes, recepcionou a médica e está mediando essa visita que terá diversos treinamentos em maternidades e hospitais de todo ES.

O cronograma preparado foi pensado para que a Dra. Grethe possa mostrar essa técnica inovadora e treinar profissionais da saúde em hospitais de diferentes regiões do estado, como em Vitória, Serra, Linhares, Cachoeiro, dentre outros. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, que é uma grande referência da rede estadual, também receberá o treinamento na próxima semana com presença da médica junto aos profissionais.