Contra o capitalismo de desastre, a ecologia dos saberes

Ecologia dos Saberes

A publicação Alice News disponibilizou o artigo de José Manuel Mendes, pesquisador do projeto Sigdesastre e coordenador do Observatório do Risco - OSIRIS, sediado no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

O artigo, parte da série Alice Comenta da autoria da equipa do Programa de Investigação Epistemologias do Sul, discute a partir dos ciclones Idai e Kenneth que atingiram Moçambique em março e abril de 2019 como a utilização de determinados conceitos na esfera do risco e muito propalados por agências internacionais devem estar sujeitos a um escrutíneo prévio. "A atenção política à redução da vulnerabilidade e ao incremento da resiliência, instigadora de inúmeras investigações e propostas de análise teóricas e empíricas, tem centrado o debate mais na redução dos custos e na mensuração técnica e operacional da vulnerabilidade do que nas questões de cidadania, qualidade de vida e segurança estrutural das populações."

O texto completo está disponível no link https://alicenews.ces.uc.pt/?lang=1&id=25052

Para saber mais sobre o projeto SigDesastre, Monitoramento de informação sobre desastres é foco de projeto

Fonte: Observatório do Risco - CES/Coimbra