Ufes e Icict/Fiocruz assinam convênio de cooperação no campo da Comunicação e Saúde

Assinatura Convênio UFES/ICICT

A parceria é fruto de reuniões e oficinas realizadas desde de 2014 e agora firmada oficialmente.

A Vice-reitora Ethel Maciel assinou nesta quinta-feira, 09, o acordo de Cooperação entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica Icict/Fiocruz e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (PPGSC).

A iniciativa estabelece o desenvolvimento de projetos de pesquisa, atividades de ensino, produção, distribuição audiovisual e realização de eventos técnicos e científicos no campo da comunicação e saúde. Na cooperação, estão previstas inúmeras iniciativas, dentre elas, a instalação de uma representação regional da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz que irá disponibilizar cópias do mais importante acervo audiovisual sobre saúde existente no país; além de promover mostras e oficinas audiovisuais entre outras atividades. O acordo contempla também a implantação do Observatório de Saúde na Mídia – Regional ES e o intercâmbio entre os programas de pós-graduação do Icict (PPGICS) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, envolvendo diversas ações com a participação de docentes e discentes dos dois programas.

O encontro com a Vice-reitora contou com a presença do coordenador do Programa de  Pós-graduação em Saúde Coletiva, Adauto Emmerich, do Superintendente de Cultura e Comunicação, Edgard Rebouças e do coordenador da VideoSaúde Regional UFES/ES, Sergio Brito.

O documento foi assinado também pelo representante da Fiocruz, o Diretor do Icict Umberto Trigueiros, na segunda-feira, 06/06, durante reunião com pesquisadores do PPGSC, no Rio de Janeiro. A equipe da Ufes participou de uma intensa agenda de encontros de trabalho,  além de estar presente no Seminário do Centro de Estudos “Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades”. Como parte da programação do evento, foi lançado o site do Observatório de Mídia em Saúde do Icict/Fiocruz. A equipe do Espírito Santo também fez uma visita técnica à VideoSaúde Distribuidora, acompanhado por sua coordenadora Eliane Pontes.

Conheça as atividades em andamento

Mídia e Saúde
O Observatório Saúde na Mídia – Regional ES, vem expandindo a análise midiática da saúde nos periódicos capixabas e algumas pesquisas já estão em curso envolvendo a participação dos dois programas de Pós-graduação e da equipe do Observatório de Mídia em Saúde do Icict/Fiocruz. Há também, juntamente com outra instituição, a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, o desenvolvimento de uma grande pesquisa nacional – “O drama epidêmico midiático no Brasil: um estudo da construção da dengue e H1N1 no período 2008-2010”.

Audiovisual
A veiculação, na TV UFES, dos vídeos produzidos pela distribuidora da Fiocruz já se tornou uma realidade. A TV UFES trabalha com sua programação por faixas temáticas, como “cultural”, “independente”, “educativa”, por exemplo. No caso da VideoSaúde, os vídeos ocupam a faixa da “Saúde”, com a exibição de programa inédito sempre às terças-feiras, às 10 horas, e as reprises sendo feitas em outros dias de semana, no mesmo horário. O lançamento de documentários produzidos pela Distribuidora da Fiocruz no Estado é mais um desdobramento da parceria.

por Michele Nacif, 10/06/2016