Saúde no Cinema faz bem! Cine Metropolis recebe Sessão Saúde na Tela

Foi assistindo a 5 documentários do acervo da VideoSaúde Distribuidora que começou o dia da equipe do Programa de Extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura.

A Sessão Saúde na Tela foi realizada nesta terça-feira, 19 de julho, no Cine Metropolis. A atividade é parte do programa de acolhimento dos 14 bolsistas selecionados para integrar os projetos da VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES, RBPS em ação, Observatório Saúde na Mídia e o Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva.

A abertura da Sessão contou com a presença do Superintendente de Cultura e Comunicação, Edgard Rebouças, a representante da Pró-reitoria de Extensão, Wayna Stringari, e a equipe da TVUfes.  Edgard Rebouças ressaltou a importância da construção da linha de pesquisa em comunicação e saúde para a Universidade e para o Estado e, especialmente, para os estudantes, futuros pesquisadores e profissionais.

Os bolsistas e convidados assistiram os documentários Vigilância em Saúde nos Desastres - A experiência de Rio Branco-A/C, de Ieda Rozenfeld; Baía do Espírito Santo - um olhar canela verde, de Antonio Claudino de Jesus; Linha de Corte, de Roberto Novaes; Uma História Severina, de Débora Diniz e Eliane Brum; e Solitário Anônimo, de Débora Diniz.

Após a exibição, os participantes comentaram sobre os conteúdos dos vídeos e suas articulações e interfaces com o SUS, com a comunicação e a cultura. Impressiona como, no espaço mágico do cinema, a produção audiovisual amplia e provoca novos sentidos e leituras sobre a saúde, destacou Sergio Brito, coordenador da VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES.

Ao final da sessão, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Adauto Emmerich, observou que o Programa de Extensão em Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura representa uma oportunidade singular para os bolsistas, uma vez que estimula a interlocução com diferentes áreas do saber científico e ações criativas de extensão.