Oficinas em Alegre (ES): novo calendário

Comunicado importante

As oficinas de Vídeo e de Publicação de Artigo acontecem entre os dias 13 e 16 de dezembro. Interessados ainda podem se inscrever.

Por necessidades de ajustes, a Coordenação do Programa de Extensão “Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura” da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes estabeleceu novo calendário para a realização das atividades em Alegre.

A Oficina de Vídeo será realizada no período de 13 a 16 de dezembro, de 18h às 21h30min. Os interessados que já haviam se inscrito, não precisarão realizar nova inscrição. A coordenação informa que ainda há vagas e os interessados podem se inscrever até dia 04/12, e para efetuá-la, o candidato deverá seguir os passos descritos no Edital de Inscrição (anexo), preencher o Formulário online de Inscrição, e enviar os documentos exigidos para o e-mail vsd.ufes [at] icict.fiocruz.br, no campo assunto informar “Documentos Inscrição Oficina Alegre”. Veja o novo cronograma abaixo.

Já a Oficina de Artigos será realizada no dia 14 de dezembro de 9h às 12h, e as inscrições também podem ser feitas até o dia 04/12, pelo Formulário online. Os interessados que já haviam se inscrito, também não precisarão realizar nova inscrição.

Oficina de Vídeo

Os estudantes que concluíram o ensino médio ou estão no 3º ano, os alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais da saúde, da comunicação e áreas afins, têm até o dia 04/12 para se inscrever.  A oficina, que é  gratuita, será realizada de 13 a 16/12/2017, de 18h às 21h30, no Solar São Simão / Escola de Música Saint´Clair Pinheiro, no Centro de Alegre (ES).

O objetivo principal da atividade é apoiar quem já tem uma ideia passível de ser transformada em argumento para gerar produção em vídeo documentário com tema em saúde, em seus diversos sentidos, ou áreas correlatas.

A oficina proporcionará aos participantes a vivência prática com técnicas de gravação em câmera de vídeo e celular, análise e leitura de filmes, o contato com parte da história da imagem e do cinema, conhecer as características da produção de vídeos em saúde, dos elementos de linguagem audiovisual e as etapas da elaboração de propostas de produção.

A oficina é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes), em parceria com o Campus de Alegre da Ufes e com o apoio da Escola de Música Saint´Clair Pinheiro (EMUSP) e do Instituto Histórico e Geográfico de Alegre (IHGA).

Oficina de artigo

A Oficina de Publicação de Artigos Científicos, promovida pela Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS), é oferecida para professores e alunos das instituições de ensino no ES, e para os profissionais de saúde ou de áreas afins, que buscam publicar sua produção científica.

A oficina, ministrada pelo professor Dr. Edson Theodoro, editor científico da RBPS e docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFES), e por Michele Nacif, doutoranda também do PPGSC/UFES, tem como proposta discutir sobre os elementos fundamentais para a elaboração de artigos na área da Saúde, apresentar as normas de submissão de artigos para a RBPS, as referências em estilo Vancouver, e também as etapas de submissão dos manuscritos no sistema online de gerenciamento de artigos da revista.

“Nosso objetivo é estimular e auxiliar aos profissionais de saúde vinculados ao SUS ou às instituições de ensino, professores, profissionais e alunos a elaborar e publicar artigos científicos, especialmente, na RBPS. E com isso, contribuir com a produção científica na área da saúde no Estado”, destaca o editor científico da RBPS.

Mostra de Vídeos e Lançamento de Catálogo no dia 16/12

No dia 16 de dezembro, às 19h30. também em Alegre, acontece o lançamento do Catálogo do Acervo da VideoSaúde - Regional Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que contará com a exibição de uma mostra de filmes na praça da Estação Ferroviária de Alegre.

As oficinas e a mostra são ações do Programa de Extensão – Proext-Mec SESu -2016/2017: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, contemplado pelo edital Mec, desenvolvido pelo PPGSC/Ufes, e integra o Convênio de Cooperação celebrado entre a Ufes e a Fundação Oswaldo Cruz.

Mais detalhes também podem ser obtidos na Secretaria Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (no Campus de Maruípe), que tem o telefone (27) 3335-7287 (das 8h às 13h30) e o e-mail vsd.es [at] icict.fiocruz.br

OFICINA DE VÍDEO:  NOVO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

ETAPAS

até 04/12/2017