Jornalismo e Saúde na mídia impressa do Espírito Santo

Pesquisadores da Ufes têm artigo publicado na renomada revista científica International Journal of Social Science Studies.

O artigo “Media Valuations of Health Journalism and Health Dynamics in Brazilian Printed Media”, de autoria dos pesquisadores, Tatiana Breder Emerich, Aline Guio Cavaca, Edson Theodoro Santos Neto, Adauto Emmerich Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes), e Victor Israel Gentilli, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM/Ufes),  analisa a opinião de jornalistas e de gestores sobre a dinâmica da divulgação midiática das notícias sobre saúde nos jornais impressos do Estado do Espírito Santo (ES).

Participaram do estudo os editores do caderno Cidades e jornalistas dos dois principais periódicos diários do estado: A Tribuna e A Gazeta. Os assessores de imprensa da Secretaria de Saúde do estado (SESA) e gestores de saúde também foram ouvidos pelos pesquisadores. Ao todo, foram realizadas 15 entrevistas, que enfatizaram as principais dificuldades das interfaces entre o jornalismo e saúde, que perpassam principalmente pelo relacionamento dos jornalistas com suas fontes. O estudo revela que poucos são os momentos em que há uma harmonia entre esses interlocutores, o que pode gerar uma diminuição na qualidade das notícias relacionadas à saúde.

O artigo defende que os jornais tendem a valorizar o negativo, o quantitativo, as novidades e a estética. De acordo com os autores, diante da enorme dificuldade das Assessorias de Comunicação das instituições de saúde em disseminar temas que afetam grande parte da população capixaba, os manuais para uma comunicação mais eficaz com os meios de comunicação podem ser adotados para uso dos profissionais de saúde e gestores. Os autores chamam a atenção para que os jornalistas sejam engajados nos princípios da Comunicação e Saúde ao atuarem na cobertura de pautas mais relevantes para saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, os gestores devem estar preparados também ao serem abordados pela mídia, diminuindo o uso de termos técnicos, por exemplo.

O artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa “Doenças Midiaticamente Negligenciadas”: cobertura e invisibilidade de temas sobre saúde na mídia impressa do Espírito Santo, realizado no âmbito do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS-FAPES).

A revista especializada International Journal of Social Science Studies publica pesquisas dedicadas aos estudos de Comunicação, Gestão, Ciência Política e Estudos Culturais.

Para ler o artigo na íntegra: http://redfame.com/journal/index.php/ijsss/article/view/1997/2180