I Oficina VideoSaúde: aula inaugural

Com o tema Determinantes Sociais da Saúde - A Tuberculose e o Audiovisual, a VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES dá as boas-vindas aos alunos na  próxima segunda-feira, 21/11/2016, às 13h.

A palestra será ministrada pela Vice-reitora da Ufes, Profa. Dra Ethel Maciel, que atua no campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, principalmente em temas como métodos epidemiológicos, Determinantes Sociais de Tuberculose, epidemiologia e controle da tuberculose. Na ocasião, será exibido o documentário “Herança Social”, de Christian Jafas.

Após a palestra inaugural, os alunos iniciarão o primeiro módulo da oficina, com o tema Produção Audiovisual no ES - incentivos e parcerias -, com a participação de Thiago Moulin, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – ABD Capixaba, e representantes da Secretaria de Cultura do Estado e também da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.

A atividade visa discutir algumas dimensões da produção audiovisual na saúde,  e ao mesmo tempo contribuir com o fortalecimento do campo da comunicação e saúde no estado.

A aula é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. O evento acontecerá no auditório do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, que fica na Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe – Vitória/ES.

A Oficina é uma das propostas de trabalho previstas no Programa de Extensão – Proext 2016: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, contemplado pelo MEC, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSC/Ufes, e também pelo Convênio de Cooperação recém celebrado entre a Ufes e a Fundação Oswaldo Cruz.

Herança Social – o documentário

Uma doença antiga, estudada e negligenciada. O Rio de Janeiro é uma das capitais com mais casos de tuberculose. Mas por que para algumas pessoas a tuberculose é hereditária? Hereditária é a situação social. Os lugares mais pobres dos lugares mais ricos reúnem condições precárias de vida que propagam uma doença que não deveria mais existir. Ontem ou hoje a alvorada lá no morro nem sempre foi uma beleza. O documentário revela que há décadas partilhamos a mesma herança social.

Direção: Christian Jafas
Produção: Jafas Filmes e Club Soda
Realização: VideoSaúde Distribuidora e Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS)
Distribuição: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz