Frederico Simões Barbosa: Ciência e Compromisso Social

VideoSaúde Distribuidora lança documentário do professor e pesquisador da Fiocruz

A VideoSaúde Distribuidora - Regional/Ufes, promove, no Espírito Santo, o lançamento do documentário “Frederico Simões Barbosa: Ciência e Compromisso social”, dirigido por Silvia Santos. O evento acontece durante o encontro do Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva/Laprosc, na próxima terça-feira, 23, às 12h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFES, Campus Maruípe, Vitória/ES.

O documentário retrata a trajetória de Frederico Simões Barbosa, pesquisador, sanitarista e pioneiro da epidemiologia no Brasil, com grande destaque nos estudos da negligenciada esquistossomose e também um dos incentivadores da estratégia de agentes de saúde da família. A trajetória de Frederico, homem público comprometido com a saúde pública é contada por meio de rico acervo histórico e por relatos de alunos, colegas e familiares, além do próprio Frederico, formando um instigante painel sobre a memória da saúde brasileira.

“Acredito que a maior contribuição do documentário é dar visibilidade, para um público não acadêmico, dos trabalhos realizados pelo pesquisador. Apesar da importância dele para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública, muitos brasileiros ainda não conhecem a sua trajetória intelectual e profissional”, destaca Silva Santos. E, por meio da história de Frederico Simões Barbosa é possível contar um pedaço da história da saúde pública brasileira, complementa a diretora do documentário.

Em entrevista ao site “Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura”, Silva Santos falou como surgiu a ideia do documentário, os desafios e as contribuições que documentário pode trazer para comunicação e saúde, e para a cultura. Leia a entrevista íntegra