Formação sobre saúde na mídia para bolsistas do Observatório

Oficina de pesquisa e coleta de dados sobre a saúde na imprensa foi realizada de 14 a 16 de setembro.

A pesquisadora do Observatório Saúde na Mídia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Mariella de Oliveira-Costa  abordou conceitos relacionados ao jornalismo,  coleta e indexação de dados segundo a metodologia do Observatório Saúde na Mídia, do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde.

Os estudantes e pesquisadores do Observatório Saúde na Mídia – regional Espírito Santo conheceram e praticaram o método utilizado pelo Observatório para que possam utilizá-lo no monitoramento da imprensa regional. Para a estudante de jornalismo Sthephany Duhz, a formação foi interessante. "Foi possível  relacionar o que estamos atualmente aprendendo em sala de aula com o trabalho de clipagem, entender e identificar os assuntos de  saúde nos jornais e perceber o potencial enorme de pesquisas que o resultado de todo  trabalho de coleta de dados  pode suceder", afirmou. Concorda com ela a  doutora em saúde pública Aline Cavaca, subcoordenadora do Observatório Saúde na Mídia – regional Espírito Santo, a formação foi momento importante de integração e capacitação. “Surgiram muitas dúvidas, e percebemos que a prática vai suscitar novas questões e dúvidas. Estes dias foram  importantes para começar as atividades de clipagem do jornal,”  afirmou a jovem pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGASC).

A formação foi mais uma atividade promovida pelo Programa de Extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura e desenvolvida no âmbito do convênio de cooperação técnica entre a Fiocruz e a Ufes.

Fonte: www.saudenamidia.icict.fiocruz.br