Resultados são apresentados no Seminário de Avaliação de Pesquisas para o SUS

Criação do indicador valor-saúde, composto para representar as necessidades de comunicação em saúde local, o estreitamento dos laços entre imprensa, gestão e Universidade, a disponibilização de uma fonte de informação sobre as atividades de Comunicação e Saúde para os trabalhadores do SUS e a imprensa, a criação do Observatório Saúde na Mídia – Regional ES, além de uma ampla produção científica.

Esses foram os resultados da pesquisa "Doenças midiaticamente negligenciadas: cobertura e invisibilidade de temas sobre saúde na mídia impressa do Espírito Santo" apresentados durante o Seminário de Avaliação de Pesquisas para o SUS, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), nos dias 19 e 20 de abril. Participaram do evento, os pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes), Tatiana Breder Emerich, Aline Guio Cavaca, Edson Theodoro dos Santos-Neto, Adauto Emmerich Oliveira (na foto, da esquerda para direita).

A pesquisa, contemplada no edital Fapes/Cnpq/MS Decit/SESA 2013 – PPSUS e desenvolvida no âmbito PPGSC/Ufes, teve como objetivo identificar e analisar as “Doenças Midiaticamente Negligenciadas” (DMNs) a partir da comparação entre os problemas de saúde mais prementes para a população do Estado, na perspectiva epidemiológica (valor-saúde), e sua efetiva exposição na mídia impressa, além de analisar as DMNs a partir da perspectiva de atores-chave da divulgação midiática da saúde do estado.

Promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais, reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a equidade, estão entre os objetivos do PPSUS. “E os desdobramentos dessa pesquisa fortaleceram as parcerias com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ), resultando na criação do Observatório de Saúde na Mídia – Regional ES. E esta iniciativa tem um enorme potencial para contribuir com a ciência, tecnologia e inovação em saúde e para o desenvolvimento do SUS no nosso estado”, ressaltou o coordenador da pesquisa Adauto Emmerich.

“Os resultados apresentados trazem para o debate a temática das Doenças Midiaticamente Negligenciadas no cenário acadêmico e no SUS, e compartilha o espaço virtual  Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura  como uma fonte de informação sobre as atividades de Comunicação e Saúde para os trabalhadores do SUS, a imprensa e os cidadãos”, complementou a pesquisadora Aline Cavaca.

Conheça os artigos científicos publicados

Diseases Neglected by the Media in Espírito Santo, Brazil in 2011-2012

Media valuations of health journalism and health dynamics in brazilian printed media

Necessidades de saúde e direito á comunicação em tempos de midiatização