Democracia é saúde, saúde é democracia

8ª Conferência Nacional em Saúde

No próximo dia 16/8, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Laprosc e da VideoSaúde Distribuidora, exibe o documentário “Democracia é Saúde”.

Diante do crítico momento político vivido pelo país, especialmente, no que diz respeito às sérias ameaças sofridas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva (Laprosc) e da VideoSaúde Distribuidora Regional UFES/ES, promove, no dia 16 de agosto, às 12h, a exibição do video Democracia é Saúde, seguido de debate com os participantes.

O documentário apresenta o pronunciamento histórico na construção do SUS, do médico e sanitarista, Sergio Arouca, durante a 8ª Conferência Nacional em Saúde, realizada em março de 1986, em Brasília (DF). Arouca, em seu célebre discurso, discorre sobre o conceito ampliado de saúde, definido como completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença, além de abordar outros temas que estão presentes na constituição e na legislação referente ao SUS.

A atividade tem como objetivo fomentar o debate sobre a construção do campo da Saúde Coletiva no Brasil, a atual conjuntura política do país e suas repercussões para o SUS. E  integra também as ações do Programa de Extensão “Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura” e do Convênio de Cooperação entre o Icict/Fiocruz e o PPGSC/UFES,

O evento acontece no Auditório do PPGSC, no campus Maruípe da Ufes, e é aberto não só para os participantes do Laprosc e alunos, mas também a todos os interessados no tema. Não é necessário se inscrever.

O vídeo "Democracia é Saúde" foi restaurado e digitalizado pela VideoSaúde-Distribuidora da Fiocruz, em 2013, como piloto do Projeto de Restauração do Acervo de audiovisuais sob a guarda da distribuidora.

Para saber mais sobre o tema:
Revista RECIIS - Editorial Trinta anos depois o lema continua vivo: “Democracia é saúde, saúde é democracia!”
Associação Brasileira de Saúde Coletiva -Abrasco
PenseSUS

Serviço:
16 de agosto de 2016
12h - Exibição do documentário “Democracia é Saúde” - 40 min.Cor. 1986/2013
Local - Auditório do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva - Prédio em frente a Capela do CCS - Campus Ufes - Maruípe – Vitória,ES