“Saúde coletiva, comunicação e cultura” em Alegre

Campus Alegre da Ufes recebe visita da equipe do Programa de Extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura.

A ação, que aconteceu na última quinta-feira, 21/09, faz parte do primeiro passo para expansão das atividades do Programa de Extensão na região do Caparaó.

A Diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Profª Neuza Maria Brunoro Costa, e as docentes Fabiana Oliveira do Departamento de Farmácia e Nutrição, Adriana Madeira do Departamento de Biologia, Isabella Martins do Departamento de Medicina Veterinária, e a Psicóloga Ana Cláudia Barreto da Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social (SASAS), fizeram parte do grupo que recepcionou o coordenador da VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES, Sergio Brito, e Michele Nacif, representante da equipe do Programa de Extensão. A visita recebeu também o apoio do diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Prof. Dirceu Pratissoli.

A proposta da visita foi identificar as atividades de extensão que possam ser desenvolvidas em Alegre, como a realização de Oficina VideoSaúde: da ideia ao argumento e a exibição pública de vídeos do acervo da VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes-ES, além da realização de Oficina para orientação no processo de publicação na Revista Brasileira de Pesquisas em Saúde (RBPS) e apoio a outras atividades de extensão já desenvolvidas pela Ufes campus de Alegre no território.

Durante o encontro, foi exibido o premiado documentário Cinematógrafo Brasileiro em Dresden, dirigido por Eduardo Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido. O documentário, que faz parte do acervo da VideoSaúde, reforça o pioneirismo de Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na pesquisa científica, e que hoje contribui com as práticas da comunicação e informação em saúde, destaca Sergio Brito.

“As atividades extramuros representam uma enorme possibilidade de fazer acontecer aquilo que é fundamental para a saúde, educação e cultura, o diálogo permanente, criativo, respeitoso, inclusivo e, acima de tudo, democrático com as cidadãs e cidadãos brasileiros”, reforça Brito.

A equipe já esteve no campus da Ufes em São Mateus e algumas ações já estão programadas. O Programa de extensão Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura (edital Proext 2016/2017), desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFES), contempla diferentes projetos envolvendo alunos, docentes, profissionais de saúde, sociedade civil e diversos parceiros.

Na foto (da esquerda para a direita), Neuza Maria Brunoro Costa, Fabiana Oliveira, Ana Claúdia Barreto e Sergio Brito.